Projetos P&D

Projeto Vigente
2º Projeto ROTA 2030 – Motor bi-fuel de alta eficiência a etanol e biometano para aplicação em veículos comerciais leves: testes experimentais, hibridização, dual-fuel com H2 verde e análise da pegada de carbono (FPT Industrial / MAHLE)

Projeto Vigente
Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação – Estudo e caracterização da combustão bi-fuel e dual-fuel para a redução das emissões de CO2 no setor de transportes em veículos a gasolina e veículos diesel, respectivamente

Projeto Vigente
Projeto FAPEMIG – Proc. TEC-APQ-01763-23 – Produção de H2 Verde em escala de laboratório a partir de sistemas solares FV e Testes Experimentais dual-fuel em motor multicilíndrico usando H2 Verde e HVO (diesel verde) importado e/ou produzido em laboratório

Projeto Vigente
Bolsa de Produtividade CNPq – PQ Nivel 1C – “Biocombustíveis a Partir de Resíduos: Combustão, Energia e Ciclos Não Convencionais”.
Projetos Anteriores
1º Projeto ROTA 2030 – Estudo Experimental da Tecnologia DUAL-FUEL em Motores de Ignição por Compressão Utilizando Diesel Renovável (HVO/FARNESANO) com Etanol, Hidrogênio ou Biogás
Projeto e Construção de uma Câmara de Combustão de Pequeno Porte Flameless Utilizando Óleo Pirolítico de Pneus Usados, Biodiesel de Óleo de Fritura e Diesel S10
Biocombustíveis a Partir de Resíduos: Combustão, Energia e Ciclos Não-Convencionais
Estudo da atomização e caracterização de Injetores Utilizando óleo piolitico de Pneus Usados puro e em misturas com diesel convencional e/ou Biodiesel de óleo de soja
Construção de uma câmara de aquecimento / congelamento para o estudo dos limites de Inflamabilidade dos Biocombustíveis na indústria aeronáutica. Proc. Fapemig. Tec apq-00467-11
Estudo da combustão e dos limites de inflamabilidade de biocombustíveis . Proc. Fapesp n 2009/09008-9
Construção de protótipos experimentais para a determinação dos limites de inflamabilidade de biocombustíveis. Proc. Fapesp n 2009/09738-7 e proc. Embraer – unesp
Simulação numérica em CFD do processo de oxi-combustão aplicado ao carvão mineral brasileiro para geração termelétrica
Combustão sem chama (flameless combustion) aplicada a turbina a gás
Desenvolvimento de metodologia de conservação das centrais termelétricas para paradas prolongadas
Desenvolvimento de ferramentas computacionais para o projeto e modelagem dos componentes de uma turbina a gás de ciclo regenerativo
Desenvolvimento de um módulo cerâmico termodinâmico para geração de energia elétrica pela conversão direta de calor residual
Recuperação de calor residual em unidades FPSO utilizando ciclos Rankine não convencionais
Ciclo de rotinas para melhoria de sistemas e processos de geração de energia elétrica
Outros Projetos
Recurso: FAPEMIG/ 2012-2013
Participantes: UNIFEI/GETEC/FAPEPE
Recurso: ANEEL/2010-2012
Participantes: Petrobrás; UNIFEI/GETEC; FUPAI
Recurso: CENPES/2006-2009
Participantes: Petrobrás; UNIFEI/GETEC
Recurso: Petrobrás/2002-2006
Participantes: Petrobrás; UNIFEI/GETEC; FUPAI
Recurso: CEMIG/2000-2002
Participantes: CEMIG; UNIFEI/GETEC; FUPAI