Prof. Dr. Marco Antonio Rosa do Nascimento

Professor Pesquisador

Graduado em Engenharia Mecânica, em dezembro de 1982, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Professor da UNIFEI na área térmica: termodinâmica, cogeração e turbinas a gás. Mestre em Ciências, em 1988, pela mesma Instituição, na área de Máquinas de Fluxo. Em 1993, obteve o título de Ph.D. na área de desempenho térmico de turbinas a gás na Universidade de Cranfield, Inglaterra. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Itajubá. Atua, desde 1994, no curso de Engenharia Mecânica da UNIFEI de pós-graduação. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicado. Orientou várias dissertações de mestrado e quatro de doutorado, além de ter orientado vários trabalhos de iniciação cientifica e trabalhos de conclusão de curso na área de Engenharia Mecânica. Entre 1997 e 2008 participou de 12 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 7 destes. Atualmente coordena 3 projetos de pesquisa. Atua na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em termodinâmica, turbomáquinas, biocombustíveis e turbinas a gás. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: turbinas a gás, geração distribuída, cogeração, micro turbinas a gás, câmara de combustão, biomassa gaseificada, uso de biocombustíveis em turbinas a gás, centrais termelétricas, convecção natural e uso de CFD em projetos de compressor, turbina, regeneradores e câmara de combustão.